quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Profissões.


Meeeeninas, o post de hoje é muito diferente dos assuntos que costumamos falar. Eu queria escrever sobre algo que estivesse acontecendo comigo e que, provavelmente, pode estar acontecendo com algumas de vocês também..

Concordam que na nossa idade muitas dúvidas acabam surgindo, certo? - "Que profissão escolher? Fazer faculdade, ou não? Morar fora do país? Trabalhar em que?"

Pensando nisso, achei interessante expor uma dessas dúvidas cruéis que me persegue há muito tempo.

É assim..

Desde pequena eu tenho uma fascinação pelo mundo da moda. Eu vivia cortando retalhos de pano e fazendo vestidos para minhas barbies. Tinha um caderno cheeeeio de desenhos de roupas, bolsas e sapatos. Estava decida que seria uma estilista famosa quando fosse gente grande. Mas como, infelizmente, eu não desenhava bem quando criança, e achava que o essencial para uma estilista era saber desenhar -e nada mais-, acabei desistindo de ser uma "fashionista".

Com 13, decidi ser veterinária, mesmo nunca tendo gostado muito de bichos. Não tenho muita paciência, e só de ver um animal machucado, começo a passar mal. Essa fase minha, durou uns 5 meses, e óbvio, desisti de cuidar dos bichinhos.

Aos 14 anos, me interessei pela área da arquitetura e do desing de interiores. Meus pais viviam me falando que era uma boa escolha, e que eu teria futuro nisso. Eu estava super animada, mas mesmo assim, não sentia que essa seria a profissão que teria pro resto da vida.

Esse ano, entrei em uma escola que oferece cursos técnicos, e um deles é de desing de interiores. Meus pais já estavam certos de que eu escolheria este curso, e foi quando eu vi que não era isso que eu queria fazer.

Escolhi então, edificações. Sim, trabalhar em obras, fazer engenharia e seguir a carreira do meu avô. Meus pais, como sempre, me apoiaram. Quando fui saber mais sobre o curso, vi que tinha muita matemática e física, e como odeio fazer contas e nunca fui boa com números, acabei desistindo. De novo.


Depois que comecei o Sisters Vintage, a paixão por moda acabou renascendo dentro de mim. E vi que a moda é realmente o que me encanta, e é o que desejo continuar fazendo até ficar velhinha. Como me interesso pela área de desenho e produção, escolhi fazer desing de moda. Até agora, estou decidida em continuar com esse sonho, que cresce, desde quando eu era criança.

Talvez eu mude de ideia, talvez não.

--

Tudo bem, isso pode não parecer ter muito sentido né?

Eu vou tentar explicar...

Quis escrever tudo isso para vocês, pra mostrar que por mais que vocês mudem de opinião durante os anos, uma hora você vai se identificar de verdade com alguma profissão, e vai se sentir a vontade com ela.

Na minha opinião, devemos pensar muito bem antes de escolher algo que iremos seguir provavelmente para o resto da vida e nunca fazer aquilo que nossos pais escolhem para nós, a não se que voce realmente queira. Sei que em algumas famílias, rola aquela tradição de toooodos terem a mesma profissão, isso é normal. Só que se você não se identificar com isso, não tenha medo de expor sua opinião, afinal, a escolha é sua. Somente sua!


Se você ainda não se decidiu, pense mais um pouco, não tenha receio de mudar de ideia nem que seja milhares de vezes e pesquise sobre o assunto, assim pode ficar mais fácil! Como eu já disse, em algum momento, você vai achar aquela profissão, eu garanto ;)


Espero que tenha ajudado um pouco!


Beijos&Beijos


Sister Vintage, Mayara.

13 comentários:

  1. cara, eu já quis fazer arqueologia, paleontologia, turismo (mas na verdade eu queria ser turista), jornalismo e, por fim, publicidade. mas até modelo eu já quis ser #vaisonhando pelo menos todas as areas que eu quis, estao, de alguma forma ligadas por serem mais na area das humanas.

    mas eu acho, gente, que se voce hoje, acha que já tá completamente certa do que quer, ainda assim, é bom olhar de tudo. porque da mesma forma que voce tem total certeza hoje, voce pode ter total certeza amanha de que não é isso.

    se possivel, vai numa faculdade onde tem o curso que voce quer e olha tudo que voce vai ter que estudar, deixa a timidez de lado e pergunta pros professores da area que ramos voce pode seguir. porque as vezes naquilo que voce escolheu dá pra fazer mil coisas e uma delas pode ser o que voce realmente quer, mas nem sabia que existia.

    por exemplo, hoje eu quero publicidade, mas confesso que se surgisse uma oportunidade pra ser tipo, tradutora de livros, eu aceitava, na boa. porque ler é algo que eu realmente amo. faria uma faculdade de letras e me prepararia pra seguir por ai. é sempre bom ter uma segunda opção.

    eu sei que devemos ser determinadas e manter o foco em alguma coisa, mas nao deixe que isso tape completamente os seus olhos e impeça que voce veja todas as possibilidades.

    pronto, acabei falando demais --'

    HAHAHA', BEIJOO*

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. hahaha ê, Flavex! :D

    Gente, eu já quis ser até CAMINHONEIRA ! AHSUAHUAHUAUA É obvio que eu não continuei nesse sonho! ahahaha
    Mas, então... já quis fazer turismo tbm, biologia, design de interiores, Filosofia, Psicologia e um dos meus últimos sonhos era fazer "Serviço Social". Prestei o vestibular e tudo; aí qdo eu fui fazer a matrícula a faculdade não aceitou o cheque pq era da Prefeitura ( eu tinha ganhando um concurso de música aqui na minha cidade e o prêmio era o que eu iria pagar a matrícula¬). Conclusão, era o ultimmo dia pra fazer a matrícula, era sábado e não tinha lugar pra trocar o cheque... então partir pra fazer Tec. em Meio Ambiente... eu gostei tanto da parte de Ed. Ambiental que decidir completar esse módulo e me certificar apenas em Ed. Ambiental (ñ concluir o curso inteiro) aí eu partir pra Pedagogia, onde eu terei uma diferenciação que é a parte ambiental, estudo um pouco de Psicologia, Filosofia e tbm Serviço Social na Pedagogia. *---*

    ResponderExcluir
  4. Pra vocês, Fla e May, é mais fácil se interessar por algo que você realmente goste, tipo Moda ou Publicidade; Mesmo morando em cidades do interior, é bem mais fácil ir pra capital do que sair do seu próprio estado pra fazer algo do tipo, não é ? É muito ruim mesmo morar em uma cidade onde, se você quer ser bem sucedida, você tem que fazer ou Medicina ou Direito!
    Eu sou super fashionista, gosto e tenho facilidade com idiomas, sou louca por história, sou apaixonada por livros e atuo, mas NUNCA que eu poderia fazer Moda, Letras, História, Jornalismo ou Artes Cênicas por aqui. Enfim...
    Pra minha sorte, eu gosto de Biologia, mas sei que não é o que eu realmente queria, mesmo que seja tão nobre salvar a vida de uma pessoa. Sem contar com a pressão dos pais e a família que me obriga a continuar morando aqui...
    Ai, me lamentei horrores agora Q
    Enfim; profissão é algo que tem que ser escolhido com muuuuuita calma e pesquisado com quantos recursos você tiver. Só assim a gente vai encontrar o que realmente gosta, a tal da vocação.

    ResponderExcluir
  5. Ps: Adoro o blog de vocês. Sempre leio, mas esqueço de comentar, hihi.

    ResponderExcluir
  6. PAOKSODKOAKSOKDOAKOSKDOKAOKSOKDOK', Hélida Vintage, eu ri MUITO do caminhoneira! HAHAHA'

    --

    Agda, também lamento pela sua situação. as vezes a gente acha que é tão mais fácil, mas nem sempre é, né? eu espero, de verdade, que voce tenha a oportunidade de seguir pelo caminho que voce realmente quer. que todas as portas se abram pra voce realize o seu sonho. *-*

    obrigada pelas palavras de carinho. x3

    BEIJOO

    ResponderExcluir
  7. OMG, esqueci o famoso asterisco depois do BEIJOO!

    correçao: BEIJOO*

    ResponderExcluir
  8. ahahahah como vc esquece do asterisco!

    --- AGDA
    Não é tão simples quanto parece morar no interior e ir pra capital estudar... sempre, em qualquer situação há dificuldades principalmente quando se trata na realização de algum sonho. Vc já viu alguém vencer sem antes batalhar? Aí não seria vitória, certo!?
    De repente vc não faça o que quer agora mas, não desista não se é o que realmente vc quer !

    Besos

    ResponderExcluir
  9. sábias palavras, hélida! sempre que se trata de realizar sonhos existe alguma dificuldade... SEMPRE.

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso que entrei na faculdade com medo de não ser o que eu queria, sempre fui apaixonada pelo jornalismo. Ainda sou, e muito, agora que conheço de verdade... Mas eu agora quero seguir uma área 'diferente' no jornalismo, que só conheci por causa da faculdade.
    Mas pretendo terminar meu curso ano que vem e já embarcar em uma pós. Eu amo estudar (L)
    Acho que é a coisa mais complicada da vida, escolher na beira dos 18 anos o que você quer de profissão... Eu dei 'sorte' de acertar em cheio, ou pelo menos acho que dei. Ha!
    Mas eu sou a favor de quem viaja antes de escolher faculdade, faz cursos e coisa e tal... Ajuda muito.
    Bjssss, post cool! :*

    ResponderExcluir
  11. gente, voces não têm noção do quanto a mana vai ficar feliz com esse tanto de comentário! *-*

    obrigada, meninas! \o/

    ResponderExcluir
  12. Mayara, cadê vocêe !?
    Esse post é muuuuuuito importante, NECESSÁRIO!
    Amei, sisters! *-*

    ResponderExcluir
  13. OOOOMG, QUANTOS COMENTÁRIOS *---------* haha

    Antes de tudo, desculpem pela demora.
    É que deu uns probleminhas aqui em casa, e eu tava sem poder usar o pc.

    xx

    Mana do céu nao sabia qe vc já pensou em ser até paleontologa ;o HAHA'
    E é bom mesmo visitar algumas faculdades..
    Eu sempre que acho alguém que faz desing pergunto algumas coisas!

    xx

    Hélida, não consigo te imaginar como caminhoneira, neeeem em sonho!! Você parece ser tãããão delicadinha pra isso! HASUAHSUSH
    Mas e agr, vc se ''encontrou'' na Pedagogia?!

    xx

    Agdaaaa! Como a Hélida disse, nao é tão simples sair da nossa cidade pra fazer uma facul, nem um pouco simples ;/
    No meu caso por exemplo, pretendo fazer uma fora do Brasil, porque penso que é mais avançada e lá também tem mais oportunidades de emprego ;)

    E essa pressão dos pais sempre tem, infelizmente. Mas tenta conversar com eles, afinal, não adianta vc ficar por ai e fazer algo qe vc não goste muito, né?
    Boa Sorte!!!

    xx

    Inside, vc quer seguir carreira em qual área do jornalismo?
    Nossa, eu vou enlouquecer quando for prestar vestibular (isso porque ainda faltam dois anos, e já estou sofrendo meio que por antecipação ¬¬), mesmo já estando certa do que quero, sei que minha bendita indecisão vai aparecer!

    xx

    Fico feliz que vocês tenham gostado do post ♥

    BEEEEEEEEIJOS!
    & continuem comentando \o/

    ResponderExcluir

Leu ? Gostou ? Deixe um comentário pra gente !